Das profundezas do mar gelado das denúncias, um iceberg gigante foi despontando na reta final da campanha e congelou a chapa pura-farda: uma denúncia grave envolvendo o capitão-maridão Jair Bolsonaro desnudou sua vida pessoal – numa insuspeita associação Folha e Veja – para mostrar que o homem que odiava gays e minorias também tinha no armário o esqueleto de uma separação pra lá de litigiosa. Revelada, com requintes de crueldade, pela mídia que, embora não tenha nada de petista, beneficia o único candidato que nesse momento rivaliza com o Unabomber da caserna, Fernando Haddad. Claro que, se deixarmos o pensamento nos levar, podemos pensar também que a destruição de Bolsonaro – se ela ocorrer, o que parece improvável nesse momento -, beneficiaria a defunta terceira via – Geraldo Alckmin, Marina Silva e Ciro Gomes, para citar os menos distantes no páreo. O nome do iceberg onde colidiu o barco bolsonarista é Ana Cristina Valle.

O primeiro impacto veio com a denúncia, publicada no dia 25 pela Folha de S.Paulo, revelando o conteúdo de um telegrama (Veja Twitter do repórter Rubens Valente)em que Ana Cristina, ex-mulher do candidato do PSL à Presidência, diz ao Itamaraty que foi ameaçada de morte por Bolsonaro — à época, eles disputavam a guarda do filho Renan. Hoje apoiadora da campanha do ex-marido, Ana Cristina atribuía sua saída do Brasil com o filho a essa ameaça, segundo o telegrama. Em um dos trechos do telegrama, o embaixador Carlos Henrique Cardim diz que “a senhora Ana Cristina Siqueira Valle disse ter deixado o Brasil há dois anos (em 2009) ‘por ter sido ameaçada de morte’ pelo pai do menor (Bolsonaro). Aduziu ela que tal acusação poderia motivar pedido de asilo político neste país [Noruega]”. Quem ouviu a denúncia de Ana Cristina foi o vice-cônsul na embaixada brasileira em Oslo, segundo o embaixador. Em entrevista ao Correio Braziliense, Ana Cristina negou ter sido ameaçada. Gravou um vídeo, logo viralizado nas redes do ex-marido (Assista aqui), negando tudo, como se não passasse de uma fantasia, apesar dos documentos. O Itamaraty se negou a comentar. Tudo resolvido? Aí veio a capa de Veja, já nas bancas (Para assinantes).

Veja mergulha no divórcio dos dois, com fartura de documentos. Tendo tido acesso ao processo, os repórteres descobriram que ela acusou o ex-marido de ocultar o patrimônio pessoal na divisão de bens. De acordo com os documentos que apresentou, ele também ocultou muito do que tinha da Justiça Eleitoral, em 2006. Para as eleições, o deputado afirmou que tinha um terreno, uma sala comercial, três carros e duas aplicações que somavam R$ 434 mil. Ele não revelou que possuía, ainda, mais três casas, um apartamento, outra sala comercial e cinco lotes. Tudo somado dava R$ 7,8 milhões, incompatíveis com sua renda de parlamentar.
Ana Cristina não ficou nisso. Afirmou que Bolsonaro tinha uma renda mensal de R$ 100 mil à época, R$ 183 mil em valores atualizados. E que roubara o conteúdo de um cofre pertencente ao casal com jóias, dólares e reais que somavam R$ 1,6 milhão. Veja entrou em contato com ela. “Quando você está magoado, fala coisas que não deveria”, ela disse. “Bolsonaro é digno, carinhoso, honesto e provedor.” Ana concorre a uma vaga de deputada federal com o nome Cristina Bolsonaro.

Após acusações de ex de Bolsonaro, vices mulheres reforçaram a campanha #Elenão. Candidatas do PCdoB, PDT e PSOL participarão de atos neste sábado. anuela d’Ávila (PCdoB), vice de Fernando Haddad (PT), e Sônia Guajajara (PSOL), vice de Guilherme Boulos (PSOL), irão à manifestação em São Paulo, enquanto Kátia Abreu (PDT), vice de Ciro Gomes (PDT), estará em ato em Goiânia (GO). Ana Amélia, do PP, claro, não aderiu. Questionada sobre como se posicionaria em um eventual segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, os mais bem colocados nas pesquisas mais recentes de intenção de voto, a gaúcha foi taxativa: “No PT, não há chances”.
“Os direitos não são dados, mas conquistados”.
Norberto Bobbio, filósofo italiano
Como se Bolsonaro não precisasse de mais problemas, seu vice, o companheiro de chapa e farda general Hamilton Mourão – o que já falou demais ao se referir a índios, negros e mulheres descasadas – continua brincando de falar do que não entende. Falando à Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, Mourão, que sabe tanto de economia quanto Bolsonaro – ou seja, rigorosamente nada -, deflagrou nova crise na chapa ao atacar publicamente o décimo-terceiro salário e abono de férias, qualificando os benefícios – marcos no direito trabalhista do Brasil, que têm quase 60 anos -como “jabuticabas brasileiras”. Os candidatos rivais, claro, fizeram a festa, e Bolsonaro, mais uma vez, fingiu que desautorizou o vice, como se seu guru da economia não chamasse Paulo “Vale tudo” Guedes. “O 13° salário do trabalhador está previsto no art. 7° da Constituição em capítulo das cláusulas pétreas. Criticá-lo, além de uma ofensa à quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição”, tuitou Bolsonaro, e retuitou Mourão.

O chamado “núcleo duro” da campanha de Jair Bolsonaro – difícil imaginar um núcleo mais duro que Bolsonaro ou Mourão – já fizeram reunião para tentar unificar e tutelar o polêmico vice. Não se tem notícia que alguém tenha conseguido enquadrar o general. Para piorar, Gustavo Bebianno, o centralizador presidente interino do PSL e advogado de Bolsonaro, tem se estranhado com Eduardo, deputado filho do presidenciável, que é o mais atuante na campanha. Aguarda-se, na ordem, a próxima pesquisa eleitoral e a próxima crise interna na chapa pura-farda.

Ah, a alta hospitalar de Bolsonaro foi adiada por causa de uma crise bacteriana. O que não impediu o candidato de postar uma curiosa foto no Instagram, no banheiro de seu quarto no Albert Einstein, sem camisa – para o corte no abdômen ficar visível – e fazendo a barba. “Me preparando para voltar à ativa!”, escreveu o capitão. O que tem isso de curioso? Na foto, Bolsonaro, com sua franja característica, é flagrado no momento em que o aparelho de barbear deslizava em cima de sua boca. Se você adivinhar com quem ele ficou parecido na cena ganha uma viagem com tudo pago para Braunau am Inn.

Em tempo – O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autorizou a colunista Mônica Bergamo, da Folha, a entrevistar o ex-presidente Lula. O ex-presidente está preso em Curitiba desde 7 de abril. Nenhuma entrevista foi autorizada até hoje. O jornal argumentou ao STF que uma decisão da 12ª Vara Federal em Curitiba que negou a permissão para a entrevista impôs censura à atividade jornalística e mitigou a liberdade de expressão, em afronta a decisão anterior do Supremo. Lewandowski concordou que era censura mesmo.
HADDAD NOSSO PREFERIDO PRESIDENTE. CAUTELOSO, INTELIGENCIA EMOCIONAL INCRÍVEL, INTELECTUAL, SÁBIO, SENSÍVEL, HUMANO PORÉM FIRME E COMPETENTE. ÚNICO QUE APRESENTA PROPOSTA DE GOVERNO QUE O POVO PRECISA E PEDI DE VOLTA, PORQUE FOI O QUE DEU CERTO COM LULA: “O POVO FELIZ DE NOVO” É NOSSA ESPERANÇA PARA SAIR DA CRISE QUE A DIREITA JOGOU O PAÍS. PSDB E PMDB, COM OS JURISTAS MEDIÁTICOS E MÍDIA DIABÓLICA, GLOBO; DERAM O GOLPE E ARREBENTARAM COM PAÍS.
AINDA CULA PA PT. A DIREITA ABRI A BOCA PRA ATACAR PT, NA TENTATIVA DE RESSUSCITAREM DO CAIXÃO, QUE ELES, DIREITA-CENTRÃO, ARMARAM PARA SI. VEIO COM A PRISÃO DE LULA OUTRO GOLPE. ACHAVAM QUE PRENDENDO LULA, O TIRANDO DAS ELEIÇÕES, O CENTRÃO TERIA CHANCE. PORÉM, ESQUECERAM DE UM DETALHE: QUE O POVO ACORDOU E A MAIORIA QUER DAR O TROCO DESTA TRAIÇÃO QUE ARMARAM CONTRA O PT, CONTRA DILMA ELEITA PELO POVO E A TIRARAM DESRESPEITANDO A CONSTITUIÇÃO, FERINDO A DEMOCRACIA.
DEMOCRACIA NÃO FOI EM NENHUM MOMENTO RESPEITADA. A MÍDIA SE ENCARREGOU DE DIVULGAR O QUE A DIREITA, CENTRÃO E JUÍZES MEDIÁTICOS QUISERAM.
ACONTECEU MAS, O POVO ESPEROU PRA DAR RESPOSTA A TUDO QUE FIZERAM
TIRAR UMA PRESIDENTA ELEITA PELA MAIORIA, E TOMARAM O GOVERNO PARA AFUNDAR O PAIS.
AINDA TEM A CARA DE PAU DE FAZER POVO DE BOBO NOVAMENTE?
MAS, O POVO SABE QUE LULA É PRESO POLITICO E QUE PORTANTO, PRESO INOCENTE. DA CADEIA LULA É INLUNADO. INDICA HADDAD PARA O SUBSTITUIR.
O POVO ACEITOU HADDAD. VIRAM QUE HADDAD É LULA E O COLOCOU COMO PREFERIDO NA ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE.
O POVO QUER LULA. HADDAD E O QUE DEU CERTO COM LULA: O PLANO DE GOVERNO PARA O POVO. ESTAMOS FELIZ COM HADDAD QUE CAIU NO CORAÇÃO, NA OPINIÃO, NO GOSTO DO POVO.
HADDAD PRESIDENTE 13 É A ESPERANÇA QUE VOLTA NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS.
LULA LIVRE. MANUELA GUERREIRA NOSSA JOVEM VICE-PRESIDENTE.
TEMOS CERTEZA QUE HADDAD E MANUELA TRARÃO DE VOLTA A DEMOCRACIA E POVO FELIZ DE NOVO. 28/09/2018. BOM DESPACHO MINAS.
CurtirCurtir