O expurgo católico no Alvorada

Santa Bárbara, curiosamente padroeira da artilharia, deixará o Palácio da Alvorada – ou melhor, uma escultura em madeira da santa, do século 18. Dizem os estudiosos que, “às ocultas dos pais, fanáticos pagãos, conseguiu instruir-se na religião cristã”. A santa é invocada, sobretudo, como protetora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades. Vai para o Jaburu, no próximo ano, depois de passar por uma restauração, acolhida pelo católico vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão. Reportagem da Folha de S.Paulo apurou que as transferências ocorrerão após a futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ter demonstrado um desejo na retirada de obras sacras – não importando seu valor histórico. Hoje, a residência oficial apresenta como parte de seu mobiliário cinco peças de simbologia católica: um par de anjos barrocos tocheiros, na biblioteca, e quatro estátuas de santos nas salas de música e de estado. A mulher do presidente eleito frequenta a Igreja Batista Atitude, no Rio de Janeiro. As denominações evangélicas não costumam adorar esculturas de santo.

Restauradores e especialistas dizem que é natural que o novo presidente faça mudanças na área privativa, cujo acesso não é público. Todos fazem. Veja Michel Temer e sua Marcela, que mandou fazer adaptações para Michelzinho. Não deu uma semana, voltaram para o Palácio do Jaburu. Michel Temer disse em entrevista a Veja que desistiu de morar no Palácio da Alvorada porque “sentiu uma coisa estranha”, o que foi interpretado como fantasmas na residência. Lula usava a grama do Alvorada e da Granja do Torto, que também é residência oficial do presidente, para peladas com a família. Fez uma reforma – para resolver problemas hidráulicos e elétricos – bancada por um consórcio de 20 empresas. O general Ernesto Geisel, que era luterano, pediu a retirada da pintura “Orixás”. A previsão é que ela seja cedida ao Masp (Museu de Arte de São Paulo) para uma exposição, a partir de fevereiro, e depois viaje pelo país. O empréstimo deve durar cerca de oito meses.

22_2018 (ult)-003.jpg
Imagens aéreas mostram os palácios da Alvorada (esquerda) e do Jaburu (direita) em foto de Ichiro Gerra/Presidência da República; Dilma Rousseff em 2016 anda de bicicleta nas proximidades do Palácio da Alvorada; obra Os Três Orixás”, de Djanira, em 2011 – retirada por Geisel do Alvorada -; o par de anjos barrocos tocheiros, na biblioteca do Alvorada, que serão retirados pela família Bolsonaro; e a visita de Michelle Bolsonaro ao Alvorada acompanhada por Marcela Temer à Capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Na parte pública do Alvorada – projetado por Oscar Niemeyer e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro -, o ideal, dizem especialistas, é que as peças de arte sejam mantidas para preservar a leitura histórica. Bolsonaro e a primeira-dama serão os primeiros a pulverizar o acervo do Alvorada. Sem poder interferir demais, a futura primeira-dama provavelmente não chegará perto da Capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, um dos locais visitados em novembro – num tour anfitrião – pela futura ex e futura nova primeira-dama, respectivamente Marcela Temer e Michelle Bolsonaro. Não houve registro de fantasmas, mas não seriam estranhos ruídos dos porões – se o Alvorada tivesse um.

Aguarda-se o momento em que serão proibidos Cristos crucificados de espaços públicos. Se cuida, Catedral de Brasília.

2 comentários em “O expurgo católico no Alvorada

  1. Meu querido Gilberto, você errou grosseiramente, o “dito” católicos adoram imagens vem dos evangélicos que são prosetilistas. Nós católicos só adoramos a Deus, Jesus Cristo.

    Curtir

    1. Obrigado por sua opinião, Maria Cristina.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close