Depois de apoiar o presidente autoproclamado da Venezuela, Bolsonaro inventa a embaixadora fake

O Brasil, além de reconhecer um presidente autoproclamado, o golpista Juan Guaidó, agora aprofunda sua alucinação diplomática e o embaraço internacional e aceita a nomeação de María Teresa Belandria Expósito como representante desse país fictício governado por Guaidó, a Veneuela de Trump. Difícil saber onde a embaixadora, convocada na direita venezuelana, vai despachar, mas dificilmente será na Embaixada da Venezuela, país que tem um presidente eleito, Nicolas Maduró. Não se sabe se a ideia partiu de Jair Bolsonaro ou se foi um palpite amigo de Ernesto Araújo – e por tabela de Olavo de Carvalho, seu mestre e responsável por sua indicação. Talvez “Ernie” arrume uma salinha para Tia Teresa despachar. Especialista em direito econômico internacional e professora da Universidade Central da Venezuela, María Teresa Belandria Expósito é simplesmente coordenadora do partido Vente Venezuela, da líder oposicionista María Corina Machado. Tutti buona gente. Corina é ex-presidente da organização civil Súmate,juntamente com Alejandro Plaz, outro líder de direita, acusada de conspiração por receber fundos de um certo National Endowment for Democracy, NED, entidade benfeitora norte-americano a serviço do globalismo golpista de Trump. Durante os protestos na Venezuela em 2014, foi uma das principais organizadoras das manifestações contra o presidente Nicolás Maduro.

Consta que Bolsonaro teria contrariado recomendações dos próprios assessores militares ao protagonizar a cerimônia ridícula, recebendo nesta terça, 4, as cartas credenciais da advogada María Teresa Belandria Expósito. Provando que é bom de fake news, Bolsonaro criou, na prática, a figura da primeira embaixadora fake do planeta. Num momento em que ninguém mais fala no assunto, e o próprio governo federal retomou negociações com emissários de Maduro para a Venezuela voltar a vender energia elétrica para Roraima, o único estado brasileiro que depende da importação de eletricidade, vem Bolsonaro e joga querosene na fogueira. Ele poderia considerar, da próxima vez, atirar às próprias vestes.

A entrega das credenciais é um ato protocolar. Marca o início oficial das atividades dos embaixadores. Cópias dessas cartas credenciais são entregues ao Itamaraty assim que eles chegam ao país. Tia Teresa estava num chá de cadeira desde fevereiro e ontem Bolsonaro achou que seria um dia perfeito para a lambança. Resta aguardar a reação de Maduro, além de rir muito, claro. Em maio de 2016, o presidente da Venezuela chamou de volta a Caracas o embaixador venezuelano no Brasil, Alberto Castelar, em protesto contra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em dezembro de 2017, já no governo de Michel Temer, o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, foi declarado “persona non grata” pelo Ministério das Relações Exteriores. A declaração de “persona non grata” foi feita em resposta à expulsão do embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Carlos Pereira.

Capturas de tela3
O abraço apertado de Jair Bolsonaro na embaixadora fake da Venezuela, María Teresa Belandria Expósito. Quase um passo de forró

Em março, Bolsonaro já havia formalizado a atuação de seis embaixadores no Brasil: Congo, Barbados, Etiópia, China, Guiné Equatorial e Turquia. Nesta terça, entregaram suas cartas credenciais os novos representantes de México, Colômbia, Indonésia, Paraguai, Arábia Saudita, Peru, Guiné e, claro, Tia Teresa. Bolsonaro chegou a quebrar o protocolo e, depois de cumprimentos formais, arrastou a embaixadora fake para um abraço apertado, quase um passo de forró. Foi o menor dos constrangimentos do dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close