Macri recebe cabo eleitoral lazarento

Nada melhor do que uma viagem internacional depois da outra, com alguns movimentos de rua no meio. No dia 31 de março, Jair Bolsonaro posava sorridente ao lado do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no primeiro dia da visita a Israel, bancando o cabo eleitoral do homem que enfrenta três acusações separadas de corrupção – suborno, fraude e quebra de confiança sobre suas relações com os magnatas da mídia, que supostamente envolveram favorecimento político. Mesmo sem cumprir a promessa de transferir a embaixada para Jerusalém, frustrando os anfitriões, Bolsonaro resolveu aparecer por lá, às vésperas do pleito local, para mostrar que o premiê israelense ainda consegue atrair amigos no exterior. Não se sabe se por algum mérito de Bolsonaro, “Bibi” venceu a batalha, mas desde então não conseguiu formar um governo. Seu partido, o Likud, liderou a dissolução do Parlamento, preparando o palco para novas eleições nacionais, a serem realizadas em 17 de setembro. Pouco mais de dois meses depois, Bolsonaro desembarcou nesta quinta, 6 de junho, na capital argentina como um cabo eleitoral lazarento em meio a um dos momentos mais difíceis para seu anfitrião, Maurício Macri, já em campanha para tentar reeleger-se nas eleições presidenciais de outubro. Dessa vez, a presença de Bolsonaro não só não acrescenta nada, como atrapalha, já que trás atrás de si sua tremenda impopularidade dentro de casa, reforçada por dois movimentos de rua, nos dias 15 e 30, contra o seu governo suas reformas e os cortes na educação. Movimentos que atravessaram fronteiras.

Em baixa nas pesquisas e lidando com uma pré-candidatura à Vice-Presidência da senadora e ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), que domina a agenda política local, Macri também vai ser atrapalhado pela claque que veio na cola de Bolsonaro. Sindicatos, organizações de defesa dos direitos das mulheres e grupos LGBT – vistos por auxiliares de Bolsonaro como linha de apoio à ex-presidente Cristina Kirchner – anunciaram manifestação na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, enquanto Bolsonaro estiver reunido com Macri. Há no Planalto expectativa em relação aos protestos programados contra o presidente brasileiro, que deu declarações polêmicas sobre o processo eleitoral no país vizinho. O fanfarrão “Ernie” Araújo foi outro que, fugindo de suas funções, se meteu na política eleitoral alheia, dizendo ao La Nacion que uma volta do kirchnerismo na Argentina seria um retrocesso para o Brasil. A ex-presidente da Argentina é candidata a vice em uma chapa liderada por Alberto Fernández.

61833854_2680372895313297_7136521795087106048_n
Um dos cartazes carinhosos preparados pelos hermanos argentinos durante a visita de Bolsonaro a Buenos Aires. Não se sabe o que Macri espera com o apoio de um aliado tão impopular.

Mas há pelo menos um lance cômico na visita inútil de Bolsonaro à Argentina. Serviu para arrebentar os suspensórios do cartomante Olavo de Carvalho, que deve estar dando tiros de espingarda no retrato de Hamilton Mourão que certamente usa como mira em seu quintal. Ao participar de um obscuro evento fechado para empresários num hotel no Recife, o vice-presidente resolveu dar um empurrãozinho para a volta do kirchnerismo na Argentina. Sem combinar nada com Bolsonaro, nem com seu chanceler amestrado, “Ernie” Araújo, Mourão disse que o aliado de Bolsonaro foi mesmo decepcionante, sem conseguir realizar as reformas estruturantes necessárias. “Foi tímido, foi devagar nisso. Perdeu o passo”, desancou Mourão. “Mas é aquele em quem ainda confiamos”, disse, num precioso arremate. Bolsonaro havia dado uma entrevista ao La Nación apoiando a política econômica “saudável” de Macri. Pelo jeito, Mourão discorda – de novo. Aguardam-se vídeos e tuitadas de Olavo, com sua linguagem escatológica habitual, espinafrando o vice que ajuda, só não se sabe a quem.

62342541_2680709461946307_8029715164037120000_n
Outro cartaz criativo convocando para ato anti-Bolsonaro e anti-Macri na Plaza de Mayo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close